|
 
 
    página inicial
    quem somos
    missão e visão
    produtos
    processos de produção
    responsabilidade ambiental
    fale conosco
 

 

 

 
 


     Ao longo destes 14 anos a Compensa vem orientando seus esforços e recursos disponíveis objetivando o aumento da produção e redução de custos. Conheça um pouco das etapas da produção:

 

1. Extração e Transporte

     A matéria-prima básica são toras de Pinus Elliotti/Taeda, que são selecionadas nos projetos de reflorestamento de pinus spp, sendo cortadas nas dimensões adequadas e transportadas até a unidade industrial de Porto União - SC.

 

2. Cozimento e Laminação

     No processo de produção, as toras são cozidas e em seguida conduzidas à laminadora onde são transformadas em lâminas e cortadas em tamanhos específicos, de acordo com a demanda de produção.

 

3. Na Caldeira

     Todo o resíduo da laminadora é utilizado para a geração de energia do secador de lâminas e cozimento de tóras.

 

4. Processo de junção da lâmina

     As junções feitas com a colagem quente que adiciona fios do nylon no sentido transversal das listras da madeira, fornecem qualidade excelente para o uso nas construções que propõe usar concreto aparente.

 

5. Secagem e Recuperação de Lâminas

     As lâminas são levadas aos secadores, em processo ininterrupto com rigoroso controle de umidade. Ao final do processo, estando elas nos níveis de umidade adequados, são selecionadas e depositadas em estoques para repouso por determinado período de tempo, até a estabilização física.

 

6. Montagem e colagem das Lâminas

     Nas várias linhas de montagem são produzidos os compensados estruturais; as lâminas do item anterior são unidas uma à outra com cola fenólica, formando-se painéis com 5, 7 ou 9 camadas de madeira, de acordo com o pedido do cliente; após a montagem, são levados à pré-prensagem para uniformização e logo após, à prensa quente onde ocorre a colagem definitiva.

 

7. Aplicação de Papel Film

     Processo de aplicação de uma película protetora que proporciona mais controle e qualidade ao produto acabado.

 

8. Correção de Superfície e Classificação dos Painéis

     Depois do processo de colagem são executadas correções de superfície dos painéis, conforme pedido do cliente; para tanto se utilizam produtos de extrema eficiência e durabilidade. Nesta etapa do processo ocorre ainda uma pré-classificação dos produtos, onde são descartados àqueles que não estão dentro dos padrões de qualidade.

 

9. Controle de Qualidade

     Envolvido durante todo o processo de produção, o controle de qualidade é peça fundamental.

     Realiza-se freqüentes vistorias e análises, tirando amostras dos produtos e testando-os em modernos equipamentos de laboratório; tudo de acordo com os padrões exigidos pelo CE com técnica e pessoal treinado, atentando constantemente às soluções necessárias para um produto de excelente qualidade.

 

10. Processo de Acabamento e Embalagem

     Logo após vistoria do controle de qualidade, os produtos são levados a uma moderna linha de esquadrejamento e calibragem, onde é feito o acabamento final do compensado; mais uma vez ainda linha de produção, são realizados novos testes de qualidade e controle de suas dimensões, passando em seguida pela nova fase de classificação de qualidade, sendo posteriormente embalado.

 

11. Logística

     A logística segue uma freqüência milimetricamente interligada com o processo produtivo, com perfeito acondicionamento, garantindo aos nossos clientes compensados com alta qualidade e durabilidade.